Festival Brasileiro – comunicação visual

Boa noite, gente.

Demorei um pouco para montar esse post, pois só agora voltei à vida. Para alguns pode ficar meio estranho o porque nomeio este escrito como comunicação visual – afinal, este blog não é sobre cervejas? Sim, esse blog é sobre cervejas e tudo mais ao redor. A comunicação de sua cerveja, pode ter certeza, influencia diretamente na percepção do público sobre o seu conteúdo.

Sem muitas voltas, vou falar diretamente ao que vim: quero falar sobre os rótulos que propomos, sobre o infográfico que fizemos e sobre a receptividade das pessoas.

1 Rótulos e cervejas – até onde isso vai?

É uma pergunta ou uma provocação? Ambos. Afinal, a criatividade, para mim, não tem limites. O único limite que impomos é nossa própria força de (má) vontade, ou percepção equivocada de nossos produtos. Dividimos, este ano, nossas cervejas basicamente em 3 linhas: uma linha de entrada, com produtos mais simples e rótulos, igualmente; uma linha premium, com cervejas diferenciadas e rótulos com abordagem igualmente diferenciada; e uma linha só de garrafas de espumante, com rótulos mais diferenciados ainda!

Vamos ao primeiro exemplar:

Neste rótulo, que a inspiração é um cartão de visitas, valorizamos a simplicidade das linhas, dos contornos, buscando uma comunicação direta que valoriza o produto – e a forma que escrevemos sobre ele. O texto é customizado, para ter características técnicas e acessíveis para os leitores mais leigos – sem fazer os astutos pensar que perderam tempo lendo.

Para a segunda linha, premium, propomos os seguintes rótulos:


crédito: Felipe C. Guandalini

O que tentamos neste rótulo: criar algo parecido com os rótulos clássicos americanos – parece marca de leite de 1950, daquelas estampadas em garrafas de vidro. E era essa nota clássica que queria ressaltar, onde trazíamos estilos diferenciados e clássicos, como nossa belgian specialty com brettanomyces, típico estilo representado pela Orval.

E, nestes últimos rótulos:

A idéia foi inovar, inspirado em rótulos serigrafados e que utilizavam recorte em vinil – como o que a gurizada da Dum faz a bastante tempo. Utilizamos formas diferentes, como a estrela para witbier – qualquer trocadilho com a Estrela Damm não é mera coincidência –, ou com as formas simples japonesas para representar a cerveja Saison, entre outras.

A partir dessa breve descrição dos rótulos, vou pra quem nasceu depois: o infográfico.

2 e o info o que?

Infográficos são representações, mais visuais, de informações, grande parte das vezes, complexas. As ferramentas visuais contribuem para a compreensão, vacilitada, do que está escrito e colocado. E foi pensando nisso que expomos, em nosso stand, um infográfico para ajudar as pessoas a escolher que cervejas desejavam levar. Conseguimos deixar várias pessoas felizes em escolher, com certeza

A idéia é simples, a aplicação também. Mas, ao fim, vi que várias pessoas ficaram super contentes em ver esta aplicação. Na minha ótica, é exatamente este tipo de trabalho, marginal, que devemos fazer como cervejeiros caseiros: a experimentação, a tentativa e erro. Sem isso, todo o movimento ao qual pertencemos não tem sentido.

Deixo em aberto, também, para novos comentários: opiniões, sugestões, críticas, são todas bem vindas. Se quiserem, disponibilizo também para download em PDF o infográfico.

Ano que vem tem mais, e mais um caminhão de novidades para nós! Já estou trabalhando desde já nisso!

Abraços a todos!

Cheers!

Tags: , , , , ,

No comments yet.

Leave a Reply