Rótulos de cervejas – inspiração e renovação

Bom dia, gente.

Esta semana, coloquei-me a escrever sobre rótulos de cerveja, uma tarefa um tanto difícil. Explico-me: livros como o Beers of the world, a própria internet, chegam  a saturar nossa visão, pela variedade e diversidade de rótulos existentes. Tentarei colocar aqui o que utilizo como referência, quando componho os rótulos da drei Adler: tento equilibrar as tendências atuais com a inspriação clássica, principalmente européia, de mais de 500 anos de cerveja como conhecemos.

De início, coloco dois o que  julgo dois clássicos de nossa linha européia: o rótulo da Aecht Schlenkerla, cerveja defumada, no rótulo ao lado, na versão weizen. Notamos, explicitamente neste rótulo, a inspiração por parte da combinação das cores (cores chapadas, saturadas, típicas de métodos de impressão mais rudimentares), além das fontes – ou letras – notoriamente de inspiração barroca/alemã. Definitivamente, um clássico de um geração.

De outro lado, coloco o rótulo da Bacchus Kriek, da cervejaria Van Honsebrouck. Cerveja Belga, com cerejas, expõe um rótulo diferenciado: o papel que reveste a garrafa serve de proteção aos raios solares, além de dar um acabamento fabuloso à garrafa. O rótulo, em si, é bastante clássico: um busto estilizado, na forma de um senhor simpático, além do contráste característico vermelho/amarelo, coroam um ótimo rótulo belga.

Avançando um pouco à tradição, e buscando novas posturas, não poderia deixar de falar da belga Delirium tremens, da belga Delirium. Com nome inspirado em um dos sintomas do alcoolismo, a cerveja propõe uma brincadeira com personagens quase infantís: um elefante rosa, jacarés fazendo acrobacias, em algo que mais parece um picadeiro de circo do que um rótulo de cerveja. O uso da cor azul, além do dourado nos rótulos, combinado com uma garrafa opaca com cap também azul deixam esta cerveja na curiosidade – e também nas boas lembranças – de muitos aficcionados por cervejas.

Mudando de continente, e também trazendo caminhos um pouco diferente, falo sobre os maravilhosos rótulos da Unibroue, cervejaria canadense que produz cervejas inspiradas nas trapistas – cervejas de mosteiro. Com ilustrações épicas, ressaltando pensamentos quer sejam religiosos, quer sejam medievais, rótulos como o da La fin de monde trazem fontes serifadas, garrafas de rolha grandes, ressaltando um rótulo como este em prateleiras de qualquer supermercado do mundo – bom supermercado, é claro. Observe ainda que o realismo é também elemento presente no rótulo, que deixa marca registrada.

Em direção ao sul, chegamos aos rótulos americano da Flying Dog e da New Belgium. Os primeiros, que já conheço a bons tempos, sempre foram a inspiração quando pensar em cervejas com rótulos quase artísticos. As ilustrações de Ralph Steadman falam por si mesmas: tem uma linguagem contemporânea, com cores saturadas, traços poluídos, em cervejas com nomes muito provocativos – como Raging Bitch, ou cadela esfomeada.

Já a ilustradora Anne Fitch recupera um pouco de tradição nos rótulos da New Belgium: bom gosto, dignas de delicatessens, permeiam rótulos ilustrados praticamente à mão. Percebe-se que os nomes das próprias cervejas – como Fat Tired – são expressados através de rótulos detalhados, com floreios e cores cuidadosamente escolhidas.

Chegando ao nosso país, não podemos deixar de fazer créditos e elogiar. Este novo momento que vivemos, que poderiamos chamar de um quase “Iluminismo da Cerveja”, é também coroado por maravilhosas propostas.

A cervejaria Colorado, de Ribeirão Preto, trouxe rótulos de inspiração semelhante à New Belgium, mas com características bem peculiares. O traço do ilustrador, cervejeiro, autor e multientusiasta Randy Mosher dão ares rebuscados, delicados, repletos de referências aos ingredientes, ao personagem da cervejaria – o urso –, além de referências que lembram antigos rótulos de cachaça, como percebe-se na exposição Caprichosamente Engarrafada: Rótulos de Cachaça.

Em Santa Catarina, deixar de falar dos rótulos da Eisenbahn seria, no mínimo, indelicado Além de cervejas bastante interessantes, internacionalmente premiadas, as propostas da cervejaria Sudtrack para o cenário nacional são fabulosas: rótulos que identificam linhas diferenciadas – num total de 4, separadas em standard, premium, lust e bierlikor –, cores expressivas, fortes, fontes igualmente fortes e expressivas, além de garrafas enrolhadas brindam os olhos de todos os que apreciam tanto o líquido do malte e lúpulo.

Por fim, faço crédito à gaúcha Coruja. Cerveja elaborada pelos gaúchos na Gol bier e também na Saint Bier, de Forquilinhas, trazem inovação desde o princípio do processo. A garrafa da cerveja é nada mais, nada menos que uma garrafa semelhante à de reagentes químicos, na capacidade de 1 litro. Uma garrafa grande, imponente, que é retornável e é serigrafa – um sistema e impressão que deixa a tinta com relevo e acabamento fabuloso. Mostrando que santo de casa faz milagre, me arrisco a dizer que nunca vi algo tão original e, ao mesmo tempo, ousado no mercado nacional.

O post já ficou maior do que gostaria, então me despeço por esta semana! Semana que vem continuo este post, falando sobre os rótulos da drei Adler, e a evolução deles.


Créditos das imagens

  1. http://farm5.static.flickr.com/4129/5062786973_91c858378c.jpg
  2. http://www.guiadaculinaria.com.br/admin/novo/f_noticias/cerveja_para_o_paladar_feminino.jpg
  3. http://farm4.static.flickr.com/3233/2808219281_c07a1848c0_o.jpg
  4. http://www.cervejasweb.com.br/Images/Produtos/1074-foto-1175_unibroue_lafindumonde_750mlcpia.jpg
  5. http://1.bp.blogspot.com/_XubAAPtmwqI/TVBpfOgcnzI/AAAAAAAAAEk/wPIWRo9tHFc/s1600/flying-dog.jpg
  6. http://www.charlestoncitypaper.com/imager/new-belgium-brewing-co/b/original/1202756/1319/NewBelgiumBeer_TBL_66_resized.jpg
  7. http://2.bp.blogspot.com/_gpvzhorqEco/SoGRHOU-ApI/AAAAAAAAATs/H-Pj4Q-JQkQ/s320/pack_baixa+11+cervejas+Eisenbah.JPG
  8. http://2.bp.blogspot.com/_eSlcnfsDAN4/SwyVRT4yEDI/AAAAAAAAAOc/-fba6X2bOi4/s1600/corujabier.jpg
  9. http://3.bp.blogspot.com/-IeKb4txPdxE/TcnxGr2JHHI/AAAAAAAAAWI/59jUvfvDtLk/s1600/r%25C3%25B3tulos%2Bcerveja%2Bcolorado.jpg

Tags: , , , , , , , , , , , ,

2 Responses to “Rótulos de cervejas – inspiração e renovação”

  1. Mariana
    May 25, 2011 at 05:03 #

    Muito bom! Poderias incrementar, comentando o que o público especializado comenta a respeito dos rótulos e o que a identidade da marca representa no mercado de cervejas artesanais.

    Parabéns pelo blog!

    • May 25, 2011 at 18:17 #

      Bom dia, Mari!
      Muito bom seu comentário, posso fazer disso aí um novo post até!
      Hoje sai o post sobre nosso rótulos, dá uma olhada depois!

      Felicidades!

Leave a Reply