Um post diferente sobre como fazer cerveja

Como havia prometido, à um tempo record desde comecei a fazer posts, segue aqui um escrito diferente sobre fazer cerveja. Muito além de um escrito de quem quer reinventar a roda, é um post para orientar você que não é cervejeiro, mas quer instruções básicas de como começar.

O que vou escrever aqui parece mais uma conversa de bar, mas é o que costumo dizer para todos que querem começar. Vou enumerar, em ordem, para que fique mais fácil:

1 Leia o How to brew, do John Palmer

Entrando no site deste nobre senhor, você baixa ou compra o livro dele e começa sua jornada. De forma simples, direta e não muito complexa, Palmer introduz você aos termos principais,  como funciona e como se realiza uma mostura. Leia, não seja preguiçoso. A preguiça não é uma qualidade de um cervejeiro caseiro. E outra: nada de baixar a versão em português: baixe em inglês mesmo, e leia. Muito da literatura realmente interessante do mundo cervejeiro não está na nossa lingua mãe.

2 Faça um workshop ou acompanhe uma brassagem

Acredito que todas as Acervas brasileiras organizam workshops, além de consagrados cursos brasileiros como o do Botto, do Rio de Janeiro. Depois de ler você terá mil dúvidas, e durante a brassagem poderá acompanhar e verificar grande parte delas. Anote, rabisque, escolha um cervejeiro – ou o palestrante – como santo e pergunte tudo que vier a cabeça! Só existe uma pergunta realmente idiota: aquela que você deixou de fazer e, depois, fez cagada por isso.

3 Monte seu próprio equipamento

Depois disso você estará melhor treinado para montar o seu próprio equipamento. Escolha bem as peças que puder comprar, faça um orçamento, escolha boas alternativas e compre tudo o que puder. Na dúvida, compre um boa peça ao invés de uma mais ou menos. Além do post que já coloquei aqui, que é bastante simples, nossos amigos cervejeiros também têm ótimas dicas:

  • O Blog do Henrik e do Mauro, o Henrik Boden, tem muuita coisa escrita sobre equipamentos, formas de montagem, sugestões, etc. Vale muito a pena uma visita detalhada e leitura cuidadosa dos tópicos abordados.
  • As listas de Acervas e dos Cervejeiros Regionais (ex: Cervejeiros Floripa, Cervejeiros Blumenau) estão recheadas de informações, de básicas à experiências avançadas. Entre em uma delas, ou em todas, e faça uma busca antes de perguntar.
  • O Brew wiki está disponível para ajudar também. Como todo bom wiki, claro, tem informações ainda incompletas, mas o conhecimento mais básico necessário já está lá catalogado.

4 Busque informação em blogs específicos

Existem ótimos blogs brasileiros sobre cervejas. Vou citar alguns aqui que nos influenciaram bastante:

  • O Botto já escreve à tanto tempo que seu blog é um poço sem fundo de informação! Navegue buscando o histórico dele que encontrará muitas discussões interessante desde o princípio. Boa dica também é o manual básico cervejeiro disponível lá.
  • O blog Cervejarte, do cervejeiro e matemático Ricardo Rosa é um show a parte. Com a precisão matemática e insatisfação de um pesquisador universitário, o Ricardo adentra nos mais diversos temas imagináveis! Aeração de mosto, a primeira black IPA do Brasil, decocção, tratamento de água, entre divesos outros temas que tenho certeza de que você dominará depois da leitura. Foi uma ótima inspiração para os mais diversos temas!
  • O blog da Opus, assim como o Cervejarte, realizaram uma ótima contribuição no nosso princípio. Da época em que o Marco Zimmermann e o Murilo Foltran (atual Dum Cervejaria) faziam cerveja aqui, no Campeche. A produção constante, e as pesquisas para os estios motivavam discussões, reflexões e uma longa lista de insatisfações pessoais – que, no nosso caso, tornavam-se motivação para pesquisa e novas levas. Navegue na infinidade de posts que estão lá ainda registrados e verifique o que falei aqui!

5 Compre bons livros

A Amazon tem um ótimo repertório de livros para complementar sua formação. Livros como:

É claro, existe ainda uma infinidade de gente de respeito no Brasil, que escreve ótimos posts e que não foram citados aqui. A estes peço desculpas, mas como escrevi no início, resolvi escrever sobre o que nos influenciou bastante em nosso princípio.

Fui sucinto, mas espero ter contribuído com aqueles que desejam se iniciar!

Utilizem o campo inferior para comentar, questionar e contribuir com nosso blog!

Cheers!

Tags: , , , , ,

2 Responses to “Um post diferente sobre como fazer cerveja”

  1. August 26, 2011 at 19:45 #

    Agradeço a citação, amgios do World of craft beer!

Trackbacks/Pingbacks

  1. Vamos abrir o Baú do Cervejeiro | World of Craftbeer - August 23, 2011

    […] esse post para abrir o Baú Cervejeiro e encurtar um pouco o caminho. Inspirado no post do amigo drei Adler, vamos deixar à disposição para Download algumas coisas que podem ajudar quem quer começar. Os […]

Leave a Reply