Harmonização Cervejas Especiais e Culinária Internacional

Bom dia.

Estreiando no blog com meu primeiro post, posso dispensar apresentações e me focar em meu propósito: falar sobre harmonização e cervejas – assunto que, aos olhos e ouvidos dos brasileiros, parecem distantes.

Primeiramente, gostaria de me focar em harmonização. Em um processo muito básico, de raciocínio, me foco no significado básiso da palavra. Harmonizar, segundo o dicionário Houaiss, é:

Músical Compor harmonia; verbo transitivo direto Tornar harmônico;
vtd Pôr em harmonia; congraçar.

Dessa forma, é possível focar-se em sintonia, congruência, busca por simbiose. Juntando nosso outros dois elementos, cerveja e culinária, fica fácil imaginar qual a intenção.

Tradicionalmente, não se fala muito em combinar cerveja e comida no Brasil. Ao contrário, parece assunto de tio, bebum, que não sentem muito bem o gosto de nada que come. O assunto é tabu até na nouvelle cousine, onde observa-se que a maioria dos chefes comenta apenas a harmonização culinária com vinhos.

Há alguns bons motivos para utilizar cervejas em harmonizações: pode-se harmonizar complementando (IPA com queijo Rockeford) ou contrastando (Stout com ostras); cervejas leves caem muito bem com pratos leves (weizenbier com queijo brie e damascos); cervejas mais amargas “cortam” e “limpam” o paladar de pratos gordurosos (ESB e costelinhas de porco ao molho barbecue); cervejas e sobremesas fazem um ótimo par (combinando Oatmeal ou Imperial Stouts com chocolate). Fica a dica: doce e ácido são as principais características percebidas pelo paladar ao beber um vinho, enquanto o dulçor e amargor são características muito importantes da cerveja; e toda a porção anterior da lingua é responsável pelo amargor, enquanto o dulçor e acidez respondem pelas partes mais frontais, e menores.

Se o post causou-lhe curiosidade, venha prestigiar nosso evento, que será realizado no dia 5 de maio, às 20h, no Hotel Slaveiro executive, Florianópolis. Mais informações podem ser obtidas no folder (http://tinyurl.com/3zo3rdz). Durante o evento, várias características apontadas acima, de contraste, complementação e limpeza serão praticadas ao vivo!

Aguardo vocês lá.

Cheers!

Crédito imagens: 1-http://www.destaquesp.com/index.php/Gastronomia/Especial/harmonizacao-de-cervejas-e-pratos.html
2-http://marcelokatsuki.folha.blog.uol.com.br/arch2008-05-01_2008-05-31.html

Tags: , , ,

4 Responses to “Harmonização Cervejas Especiais e Culinária Internacional”

  1. May 4, 2011 at 16:22 #

    Grande Diogo!!
    Parabéns pela iniciativa!! A Drei Adler tem muita qualidade!
    Quando li o post me veio a ideia, quem sabe a harmonização poderia envolver mais um sentido: a audição! Se combinar uma certa comida, com uma certa bebida, e uma música que combine, a experiência fica ainda mais completa!
    abraços

    • May 4, 2011 at 17:02 #

      Com certeza, Leonardo!
      Não tinha imaginado este ponto de vista, mas é interessante!
      E claro, considerando nosso piano bar, fica mais interessante ainda!

      Abração.

  2. Mariana
    May 27, 2011 at 03:44 #

    Diogo.. esse ponto da audição foi comentado pelo Juliano Mendes na palestra no The Basement! Aquele pub é sensacional, envolve todos os sentidos!!!

    • May 27, 2011 at 16:22 #

      Exato! E essa idéia tem de ser expandida mesmo, pois esta experiência multisensorial acaba por revelar outras faces da interação culinária e bebidas! Obrigado!

Leave a Reply