Carvoeira Imperial Stout – experimento e parceria

Olá pessoal!

 

LohnBier / Random drei Adler “Carvoeira” Russian Imperial Stout com Cumarú e Fungghi Secci

Bom, depois de vários meses sem postagens, reviravoltas nas vidas, produções de queijos (sim, queijos! Posts com degustação logo logo), produções e mais produções de cervejas (6 anos de cerveja e mais de 150 brassagens!) e, como já tinha dado saudade de escrever conteúdo novamente,, enfim escrevemos sobre cerveja novamente.

Este post na verdade já estava programado há algum tempo, mas faltou tempo (e o inverno não ajuda rsss) para escrevê-lo e publicá-lo. Mas a motivação veio, e a foto ao lado resume nosso tudo. E isso, gera, claro, um bom saudosismo que nos remete ao início dessa história como cervejeiros:

A história…

No 1º Congresso Técnico para Cervejeiros Caseiros realizado em Florianópolis nos dias 16 e 17/05/2014, levamos algumas garrafas nossas. Garrafas pois produzimos cervejas ácidas e de guarda – e não compensa maturá-las em post mix. Dentre elas havia nossa Mush Imperial Stout, preparada para o IV Festival da Cerveja, ao qual não esperávamos sermos cortados em cima da hora – sim, foram 3 anos ajudando a promover e incentivar o consumo de cervejas artesanais especiais e um pé na bunda de recompensa, independentemente de quem é o responsável por isso. Mas, graças a isso – e quem já provou sabe bem – ainda temos algumas garrafas de todos os estilos produzidos para aquele que seria mais um grande festival de cerveja – se ainda é ou não, faça seu julgamento.

Enfim, num determinado momento o Diogo – meu irmão –  conheceu o grande Mestre Cervejeiro da ainda nem fundada LohnBier, Richard Westphal. Este se interessou bastante pela ideia, pois quem pensaria em fazer uma cerveja com cogumelos secos italianos e uma semente brasileira pouco conhecida chamada Cumarú? (olha nós aqui \o/ rsrsss). (Nota do Diogo: só o desparafusado do Daniel pra pensar).

E, no começo de 2015, recebemos um convite: reproduzir nossa Mush Imperial Stout nas instalações da Lohn Bier. Não conhecíamos muito a região, mas a cervejaria com pouco tempo de produção (inaugurada em outubro de 2014), já surpreendia com sua carta de cervejas, que além das tradicionais, contava com uma Belgian Ale com Butiá, uma Ale com Goji Berry e duas fantásticas cervejas com cana de açúcar, uma Tripel e uma Quadrupel (está última também na versão ainda mais sensacional Wood Aged c/ Amburana).

A produção de um sonho…

Após conversarmos várias vezes por telefone, algumas ligações em grupo e várias conversas de Whatsapp chegamos a vários pontos a ser atendidos pela cervejaria.

Maltes usados em 1 das 3 brassagens. Malte bacaraio!

  • Primeiro: a quantidade de malte era excessivamente grande para apenas uma produção, tivemos de dividir em três brassagens para encher um tanque de 20 hectolitros, a primeira brassagem seria numa sexta-feira e as duas seguintes no sábado.
  • Segundo: mesmo dividindo em três brassagens a quantidade de malte era muito grande, assim resolvemos baixar de 11,5% ABV para modestos 9,5% ABV.
  • Terceiro: como lidar com a grande quantidade de aveia (quase 20%) e a produção de 100Kg de Candi Sugar!

Desafio lançado! E após uma pequena luta para o registro (imagino a cara dos fiscais ao receberem a receita! kkkkkkk), meses de maturação, tivemos nosso grande sonho realizado e um resultado além das expectativas alcançado:

Considerações

Alguns pontos que devemos mencionar sobre nossa experiência e que ajudará futuros interessados:

  • Diminua sua lupulagem de amargor! Devido ao dimensionamento, qualidade e outros fatores, a lupulagem de amargor deve ser cortada ao menos pela metade! Sim, pela metade, isso mesmo, correndo-se ainda o risco do amargor passar demais do ponto.

Daniel com uma pequena parte dos maltes para a produção (pesado!!!).

  • O equipamento industrial aguenta tanta aveia! Sim, 20% está dentro do limite aceitável para a produção numa cervejaria, claro que diminui-se o ritmo de filtração, principalmente próximo ao final, mas nada fora demais da realidade.
  • Candi sugar! Nossa grande “segredo” (apesar de amplamente divulgado kkkk), pode sim ser produzido em grande escala. Com a utilização 34Kg de açúcar, suco de limão e nutriente de levedura (e medo, pois parece lava o negócio), tudo isso numa panela de cerveja de 60L (usada antigamente pelo Richard para produções caseiras, sim ele era – ou é, sei lá – cervejeiro caseiro também). Mas cuidado! O tempo aproximado para produção de cada uma das “paneladas” de candi sugar foi de 1,5 horas de produção e o volume surpreendentemente grande e QUENTE de candi sugar.
  • Cansaço!Sim, a primeira brassagem levou cerca de 9 horas e as outras duas foram feitas das 07:30 até as 20:00h. Foi um final de semana bastante cansativo, com uma viagem exaustiva… mas repetiríamos quantas vezes o necessário para ter essa grande emoção novamente.

Resultados

Após quase 1 mil km percorridos entre ida e volta de Blumenau/Florianópolis até Orleans (terra da LohnBier), podemos dizer que tudo isso valeu a pena… E que faríamos tudo de novo! Com grande orgulho hoje vemos as postagens nas redes sociais como facebook, instagram e untappd (com esse últimos realmente ficamos tocados com as avaliações como podem ver AQUI). Além de vários outros blogs, como:

  • Sul in foco – Relatando a inclusão da Lohnbier na rota das cervejas e citando a Carvoeira como homenagem a região carbonífera.
  • Revista W3 – Sobre a abertura do Empório Tambaqui em Jaraguá do Sul e citando a Carvoeira o lançamento da inauguração.
  • Lugar de homem é no bar – Parte 1 – Em homenagem ao dia brasileiro da cerveja (aniversário de morte do Sr. Ruprecht Loeffler) e já prevendo o que seria o futuro lançamento.
  • Lugar de homem é no bar – Parte 2 – Falando sobre a harmonização da Carvoeira com brigadeiro (adorado por mulheres!).
  • AllBeers– Chamando de um dos destaques do evento Degusta bier.
  • Boteco e Cerveja – Levantando como sendo uma das 5 cervejas que mais chamaram a atenção no evento Degusta Bier.
  • Veja São Paulo – Sim, fomos citados pelo site da Revista Veja como sendo uma das 3 (!) cervejas inusitadas servidas no Desgusta Bier.

Hoje batemos no peito e falamos que a cerveja produzida possui nossa “alma” de cervejeiros caseiros, pois representou bem demais nossa versão caseira. Há de se constatar, inclusive, a adição específica e única do famoso lúpulo inglês Challenger (tanto para first worting hopping, amargor e aroma), e que, mesmo diminuindo 2 pontos de teor alcoólico (principal alteração da receita), sua drinkability ficou ótima – pois com a diminuição do teor alcoólico, vários aspectos da cerveja se tornaram menos agressivos, como álcool, dulçor e notas (ótimas mas enjoativas) de café/chocolate.

Somo suspeitos em falar sobre o resultado, a cerveja ficou com boa formação e retenção de espuma, no aroma um ótimo inicial com baunilha mais adocicada mas mais sútil (cumarú), seguido de um chocolate e café moderados ainda com um leve floral e um que picante do lúpulo Challenger. Já no sabor se segue uma mistura surpreendente de cumarú, café e chocolate em uma cerveja de corpo médio, levemente seca o que tornou-a uma cerveja complexa mas fácil de beber.

 

Apesar da atual “crise” econômica brasileira, a cervejaria segue ampliando a produção de cervejas e não consegue atender a toda a demanda de cervejas. Caso alguém tenha interesse em adquirir alguns exemplares únicos desta cerveja para degustação (só degustação) pode entrar em contato conosco pelo blog ou pelo e-mail marketing@dreiadler.com.br. Caso haja interesse comercial, por favor, procurem a Lohn para terem mais detalhes.

 

Sobre a cervejaria Lohnbier, podemos dizer que o Richard e o Murilo são duas pessoas extraordinárias, extremamente atenciosos, prestativos e abertos a sugestões, frente a esse grande desafio fora da realidade “normal” que fomos nós cervejeiros caseiros (coitados… ainda mais esse malucos da drei Adler! kkkkk). Essa nossa experiência também contou como inspiração para a criação da cervejaria para o espaço “Produzimos sua Cerveja” aonde, após estudo de viabilidade, agendamento e outros trâmites legais, a possibilidade de produção de cervejas caseiras em um ambiente industrial e que você possa comercializar sua produção!

 

Ao fim de tudo, Cheers! E Lohn(gevidade)! :)

Tags: , , , , , , , ,

No comments yet.

Leave a Reply