IV Festival Brasileiro da Cerveja – Witbier

Continuando a seção dos estilos para o Festival, iremos comentar hoje sobre outra cerveja suave produzida para o evento, a nossa Witbier.

Belgian Witbier – BJCP 16.A

Depois de produzirmos uma Witbier com mais de 4 temperos e uma fruta (veja as sugestões de receitas aqui!), optamos neste ano por uma receita mais simples.

A base da receita foi um pouco modificada, utilizando Malte Pilsen associado a Malte de Trigo (10 a 15% deste último) e um leve toque de Malte Melanoidina para complexidade (2 a 5%, tome cuidado com a cor, que deve ser bem clara). Ainda sobre os fermentáveis, optamos por deixar a cerveja com uma drinkability mais alta, utilizando fermentáveis de Candi Sugar (10 a 15%). Para o amargor, ficamos sem segredos: como deixamos a cerveja mais seca, optamos pelo limite inferior de amargor do estilo – cerca de 10 IBUs, com o lúpulo Saaz.

O ponto chave desta receita foi associar três tipos diferentes de cascas cítricas: Laranja Bahia (casca doce), Limão Thaity (casca amarga) e Laranja Pera (casca doce), com cerca de 0,3 a 0,5gr/L do blend de cascas.

NO fermento, utilizamos o Belgian Strong da Wyeast, um fermento muito bom, principalmente quando manipulado a altas temperaturas depois da primeira etapa de fermentação. O resultado foi uma cerveja bastante leve, cítrica e de cor bastante clara (devido ao candi sugar), além de muito refrescante!

Futuras alterações

Mudaria novamente a base de temperos. Como muitos já sabem, não somos os melhores amigos do Coentro, então utilizaria novamente Zimbro, cerca de 1,5 a 2gr/L, apesar de muitas pessoas comentarem do Zimbro ser uma ótima erva para cervejas de guarda, arrisco dizer que este associado a cascas de laranja traria ótimos resultados para essa cerveja leve.

Acreditamos que a base de maltes juntamente com uma alta porcentagem de candi sugar nos trouxe exatamente o resultado que esperávamos, uma cerveja leve e refrescante. E quem sabe para próxima receita, removeremos o Malte Melanoidina para deixar a cerveja ainda mais clara.

Tags: , , , , , , ,

No comments yet.

Leave a Reply