IV Festival Brasileiro da Cerveja – Belgian Strong Golden Ale

Continuando a linha Belga, temos nossa mais loira Belga, semelhante à Duvel.

Belgian Golden Strong Ale – BJCP 18.D

Realmente essa receita ficou dentro do esperado. Uma cerveja Belga de alto teor alcoólico, clara e levemente adocicada, que irá enganar algumas pessoas com seus 8,8% ABV!

Candi sugarSobre a base de fermentáveis, temos tudo bastante simples: malte Pilsen, com cerca de 5 a 10% de Malte de Trigo (cuidado para não ultrapassar muito dos 10~15%, pois pode trazer caraceterísticas “tart” vista em cervejas de trigo), além de cerca de 20 a 25% (isso mesmo, até 25%!) de candi sugar claro.

Obviamente isso não é tudo, ainda mais em uma cerveja dessa complexidade. O tempo de sacarificação também deve ser elevado, cerca de 80~90 minutos de beta-amilase para a geração de maior quantidade de açúcares fermentáveis possível.

Sobre o fermento, utilizamos o Belgian Strong da Wyeast, fermentando inicialmente a 18ºC por 2 dias e depois disso a temperatura ambiente, a qual chegou aos seus 27~28ºC! Somando esses fatores obtivemos uma cerveja de FG 1,009 e cerca de 8,8% ABV.

Para o amargor, optamos por cerca de 20 IBUs, com adição de Styrian Goldings no First Wort Hopping e mais para o aroma.

Ao engarrafar, também priorizamos o aumento de CO2, utilizando 8gr/L de açúcar. Cuidado, pois algumas garrafas expostas à condições extremas podem não suportar essa pressão – recomendamos, dessa forma, armazenar em geladeira as garrafas adquiridas no Festival.

Futuras Modificações

Apesar da realização de First Wort Hopping, o nível de amargor poderia ser um pouco mais elevado. Deixaríamos o IBU para cerca de 23~26 unidades, para balancear um pouco mais o dulçor da cerveja (para os mais arriscados, até 30 IBUs, mas sem First Wort Hopping).

Bom final de semana!

Cheers!

Tags: , , , ,

No comments yet.

Leave a Reply